A subestação elétrica é responsável por transformar, proteger, controlar e manobrar a energia recebida. Ou seja, com ela você consegue converter a energia elétrica para os níveis ideais para o funcionamento do maquinário, evitando perdas e danos em seu negócio.
Para que você possa dar início ao projeto, é fundamental ter em mente as seguintes classificações:
É essencial que a subestação seja incluída no planejamento de manutenção preventiva, para garantir a continuidade e qualidade do fornecimento de energia com máxima segurança.
A manutenção deve ser realizada anualmente, sempre seguindo as exigências do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.
Conhece os níveis de tensão?
As subestações são classificadas de acordo com o nível de tensão em que operam. A classificação mais comum é a seguinte:
1. Subestação de Distribuição (SD): opera em tensões de até 34,5 kV e é responsável pela distribuição de energia elétrica para bairros, conjuntos habitacionais e pequenas indústrias.
2. Subestação de Transmissão (ST): opera em tensões entre 69 kV e 230 kV e é responsável pela transmissão de energia elétrica em grandes distâncias.
3. Subestação de Transformação (STr): opera em tensões entre 69 kV e 500 kV e é responsável pela transformação da tensão elétrica para valores mais elevados ou mais baixos, de acordo com as necessidades de transmissão ou distribuição.
4. Subestação de Extra Alta Tensão (SEAT): opera em tensões superiores a 500 kV e é responsável pela transmissão de grandes volumes de energia elétrica em longas distâncias, sendo utilizada em interconexões entre sistemas elétricos de diferentes países ou região.
Você sabia que há diversos tipos de subestação?
Subestação Transformadora é aquela que converte a tensão de suprimento para um nível diferente, maior ou menor, sendo designada, respectivamente.
Subestações elevadoras são localizadas na saída das usinas geradoras, elevam a tensão para níveis de transmissão e subtransmissão (transporte econômico da energia).
Subestações abaixadoras são localizadas na periferia das cidades e diminuem os níveis de tensão evitando inconvenientes para a população.
Subestação de Distribuição é aquela que diminui a tensão para o nível de distribuição primária, e podem pertencer à concessionária ou a grandes consumidores.
Subestação Seccionadora, de Manobra ou de Chaveamento é responsável por interligar circuitos de suprimento sob o mesmo nível de tensão tornado possível sua multiplicação, além de possibilitar o seccionamento de circuitos, permitindo a energização de trechos de menor comprimento.
Subestações de Distribuição diminuem a tensão para o nível de distribuição primária e podem pertencer à concessionária ou a grandes consumidores. Subestações de Manobra são responsáveis pelo chaveamento de linhas de transmissão
© Copyright 2022